Dicas: Fotografias de Pôr do Sol

post_blog_sunset.jpgUtilizar uma câmera DSLR é a grande empolgação de todo fotógrafo estreante. Tirar boas fotos de pôr do sol fica fácil com uma boa câmera profissional não é? Somos induzidos a pensar assim, porém a complexidade de um equipamento mais robusto pode apresentar dificuldades que não existiam nas câmeras compactas. Neste post trazemos dicas básicas para otimizar suas fotografias de pôr do sol utilizando DSLR.

steps to better sunset pictures with your camera

1. MODO DE DISPARO (SHOOTING MODE)

Muitas câmeras compactas possuem configurações de pôr do sol, mas as DSLR geralmente não, exigindo que você tome o controle da situação. Desligue o modo automático ou básico e utilize as funções P (programa), Tv (prioridade do obturador), Av (prioridade do diafragma) ou M (manual) para controle total dos parâmetros da câmera.

2. EQUILÍBRIO DE BRANCO (WHITE BALANCE)

Equilíbrio de branco automático pode neutralizar o brilho do pôr do sol, então recomendamos utilizar White Balance manual e escolher uma configuração de Sombra ou Nublado

3. ESTILO DE FOTO

A maioria das DSLR oferecem um número de estilos definido pelo usuário  se você está salvando em JPEG, então escolha um destes para pôr do sol. Deixe a nitidez normal e aumente um pouco a saturação.

Você precisa reduzir o contraste para evitar que a imagem final fique com muita silhueta. Ajuste o contraste no estilo utilizado uma ou duas marcações para a esquerda. Um efeito avermelhado pode ser alcançado fazendo o mesmo com as configurações de tom de cor.

instructions for better sunset photography

4. ISO

Deixe na menor configuração, ISO 100. O céu está bastante iluminado então não é necessário. Pôr do sol com uma configuração de ISO mais alto pode ficar granulado facilmente.

5. MODO DE MEDIÇÃO DE LUZ (METERING MODE)

Exposição é importante em qualquer foto de pôr do sol, portanto é melhor utilizar medição de luz parcial e ajustar manualmente. Isto pode ser um aspecto mais complicado de fotografia digital para iniciantes então irei explicar.

Utilizando medição de luz parcial, aponte a câmera para um ponto brilhante no céu, diretamente acima do pôr do sol. Pressione o botão de estrela na parte de trás da câmera para fazer uma leitura de iluminação e ajustar a exposição. Agora execute sua composição, pressione o obturador para ajustar o foco automático e capture a imagem.

6. COMPOSIÇÃO

step by step instructions to taking beautiful sunset photos

Leve em consideração a composição. Silhuetas de objetos e figuras no fundo geram interesse. Superfícies refletoras como água de lago, mar, estrada molhada adicionam cor à foto.

Fique atento! Assim que o sol se aproxima do horizonte ele desaparece surpreendentemente rápido. Esta também é a hora perfeita para capturar as melhores fotos, mas dura pouco! Esteja preparado, com as configurações ajustadas antes deste momento.

sunset photography advice and tips

Quando o sol desaparece não significa necessariamente que você também deva! Por mais meia hora o céu apresenta cores fantásticas então continue a procura de boas fotos!

learn to take amazing sunset photography

Espero que este guia passo-a-passo tenha sido de ajuda e que você consiga ótimas fotos de pôr do sol no futuro! São fotos impressionantes e que ficam na memória.

Para ler o artigo original (em inglês): https://www.picturecorrect.com/tips/step-by-step-guide-to-better-sunset-photography/

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w